História

 
Carta à Profa. Dulce Lamas com informações do acervo do Centro de Pesquisas Folclóricas

Carta à Profa. Dulce Lamas com informações do acervo do Centro de Pesquisas Folclóricas e das suas atividades na UNESCO

Professora Dulce Lamas

Professora Dulce Lamas: discípula de Luiz Heitor, atuou no Centro de Pesquisas Folclóricas

O musicólogo americano Charles Seeger, então chefe da Divisão de Música da União Pan-Americana - UPA, criada em 1941, iniciou os contatos com o governo brasileiro em outubro do mesmo ano, através do Ministério de Relações Exteriores, para implementar propostas delineadas na conferência. A UPA, com a proposta de criação do Centro de Música, destinado à música latino-americana, dirigido por Charles Seeger, convida Luiz Heitor para assessorá-lo no arquivamento do material musical brasileiro. De agosto de 1941 a janeiro de 1942, Luiz Heitor participou dos trabalhos de organização de uma bibliografia musical e coleções de discos brasileiros. Estava nas metas da UPA também realizar a catalogação da música folclórica latino-americana. Este período serviu como estágio para o projeto de coleta da música folclórica brasileira, a ser dirigido por Luiz Heitor. Em contrato celebrado entre a Biblioteca do Congresso e a Universidade do Brasil, ficou a cargo da Biblioteca do Congresso fornecer vinte mil cruzeiros mais aparelhos de gravação e discos. Definiu-se que uma cópia dos originais seria remetida ao órgão americano. Alan Lomax e Harold Spivake eram os responsáveis pela orientação metodológica nos trabalhos de pesquisa. Com a realização do projeto de coleta do folclore brasileiro, desenvolvido de 1942 a 1946, Luiz Heitor, de posse desse material, funda o Centro de Pesquisas Folclóricas em 1943 (Tacuchian, 1998:164). Os contatos mantidos por Lomax, chefe da seção Archives of American Folk Song e Spivake, Diretor da Divisão de Música da Biblioteca do Congresso, nos anos de realização do projeto, serviram de base metodológica para os trabalhos do Centro de Pesquisas Folclóricas e de aprofundamento das relações profissionais e pessoais com importantes agentes da música Norte Americana