Bibliografia

 

ARAGÃO, Pedro Moura. Luiz Heitor Correa de Azevedo e os estudos de folclore no Brasil: uma análise de sua trajetória na Escola Nacional de Música (1932- 1947). Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Musica da UFRJ, 2005.

AZEVEDO, Luiz Heitor Correia. chronicas em vários modos..., e artigos curtos diversos. In Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, 1935, volume II.

__________________________. Carlos Gomes o folclorista. In Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, 11 julho 1936, p. 177-184, Volume III.

__________________________. As primeiras óperas: A noite do castelo (1861) e Joanna de Flandres. In Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, 11 julho 1936, p. 201-245, Volume III.

__________________________. Carlos Gomes e Francisco Manoel – correspondência inédita (1864-1865). In Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, 11 julho 1936, p.323-338, volume III.

__________________________. Chrônica em vários modos... . In Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, 1936, volume III.

__________________________. Crônica em vários modos... . In Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, 1937, 3º e 4º fascículos.

__________________________. Carlos Gomes: Sua verdadeira posição no quadro da Opera Italiana no séc. XIX e na evolução da musica brasileira. In Boletin Latino Americano de Música. Montevidéu: Instituto de Estudos Superiores, Tomo III, 1937.

__________________________. Escala, ritmo e melodia na música dos índios brasileiros. (tese apresentada no concurso para provimento da cadeira de Folclore Nacional da ENM da Universidade do Brasil). Rio de Janeiro: Jornal do Comercio Rodrigues e Cia., 1938.

__________________________. Dois pequenos estudos de folclore musical: Algumas reflexões sobre folcmusica no Brasil, Caminhos da música sul-americana. Rio de Janeiro, 1938, 44 páginas.

__________________________. Canções Brasileiras. In Brasil Cultural: revista da biblioteca Gonçalves Dias, anexo do Consulado Geral do Brasil no Porto, II , 4, 1948, p.10-15.

__________________________. A "moda de viola" no Brasil central. In Cultura Política (Música). Rio de janeiro: Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado Novo; artigos esparsos, III, 32, 1943, p.181-184.

__________________________. A catira em Goiás. In Cultura Política (Música). Rio de janeiro: Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado Novo; artigos esparsos, IV, 36, 1944, p.150-154.

__________________________. Cocos de Jangadeiros. In Cultura Política (Música). Rio de janeiro: Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado Novo; artigos esparsos, IV, 43, 1944, p.239-244.

__________________________. "Si Alza la Tela". In A Parte do Anjo (Estudo, Crítica e Biografia de Francisco Mignone). São Paulo: E. S. Mangione Editor, 1947, p. 3-36.

__________________________. Música no Tempo Desta Casa. Coleção Cosme Velho – 1. Rio de Janeiro, 1950, 60 páginas.

__________________________. Música e Músicos do Brasil, História – Crítica – Comentários. Rio de Janeiro: Livraria Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1950.

__________________________. 150 Anos de Música no Brasil (1800 – 1950). Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1956.

__________________________. La guitarre archaique au Brésil. In Studia Memoriae Belae Bartók Sacra. Budapestini: Aedes Academiae Scientiarum Hungaricae, 1956, p. 123-124. Editio secunda, 1957.

__________________________. La création musicale contemporaine em Amérique Latine. In La Revue Musicale: Les semaines Musicales de Paris, Paris : Richard-Masse Éditeurs, nº 242, 1958, p.105-108.

__________________________. L’heritage african dans la musique du nouveau monde. In La Revue Musicale : Les semaines Musicales de Paris, Paris : Richard-Masse Éditeurs, nº 242, 1958, p.109-112.

__________________________. Sigismund Neukomm, an austrian composer in the New World. In The Musical Quarterly. New York, XLV, 1959, p. 473-483.

__________________________. Esplendor da vida musical fluminense no tempo de Dom João VI: Sigismundo Neukomm no Rio de Janeiro. In Actas. Lisboa: III Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros, Volume II, 1960, p.77-88.

_________________________. Arthur Napoléon(1843-1925): un pianiste portugais au Brésil. Conferência pronunciada no Centro Cultural Português da Fundação Calouste GulbenKian. Paris, 09 de abril de 1970.

_________________________. Frederico do Nascimento (1852-1924): Um musicien portugais au Brésil. In separata Arquivos do Centro Cultural Português. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian, XVII, 1982.

BUSCÁCIO, Cesar Maia. Americanismo e nacionalismo musicais na correspondência de Curt Lange e Camargo Guarnieri (1934-1956). Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em História Social, Instituto de Filosofia e Ciências Sócias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

DUPRAT, Régis. Luís Heitor Corrêa de Azevedo: O cinqüentenário de um livro. In Revista Música, USP/ECA/CMU, v.nove, n.1/2, 1198/99, p. 11-20.

Enciclopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica – 3. ed. – São Paulo: Art Editora: Publifolha, 2000.

LAMAS, M.Dulce. Publicação comemorativa dos 80 anos de Luiz Heitor Correa de Azevedo. São Paulo: SBM; Rio de Janeiro: INM-FUNARTE. 1985.

LEONI, Aldo Luiz. Os que vivem da arte da música: Vila Rica, século XVIII. Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. 2007.

MARIZ, Vasco. Três Musicólogos Brasileiros: Mário de Andrade, Renato Almeida e Luiz Heitor Correia de Azevedo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1983.

MELO, Guilherme. A Música no Brasil. Brasil: Imprensa Nacional, 1947.

TACUCHIAN, Maria de Fátima Granja. Panamericanismo, propaganda e música erudita: Estados Unidos e Brasil (1939-1948). Tese de Doutorado em História. Universidade de São Paulo: FFLCH, 1998, 2V.

VOLPE, Maria Alice. Traços romerianos no mapa musical do Brasil. Trabalho apresentado no Congresso Internacional ‘O Artista como Intelectual: no centenário de Fernando Lopes-Graça’, UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 27-29 de abril de 2006.

Fontes Primárias

1) Hemeroteca da Fundação Biblioteca Nacional

Luiz Heitor em colaboração à imprensa diária:

CORREIO DA MANHÃ, Rio de Janeiro.
- "A criação do Instituto Interamericano de Música" 01de março de 1939. Em entrevista concedida.
- Música: “O dia Seguinte” sobre Heitor Villa-lobos, falecido a 17 de novembro de 59, 1 de dezembro de 1959.
- Linha cultural: trecho de carta enviada a Eurico Nogueira França e por este publicada em seu artigo “Almeida Prado celebra Villegaignon”; refere-se à criação em Provins, França, a 04.07.71, da cantata do compositor, texto literário de Henri Doubleier, intitulada Villegaignon ou lês Isles Fortunées, 20 de julho 1971.

O DIA, Curitiba.
- "Dois vultos paranaenses – (Excerto do discurso pronunciado ontem, no Club Curitibano, pelo prof. Luiz Heitor Correa de Azevedo, agradecendo a homenagem que lhe foi prestada)", 31 de março de 1935.

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Rio de Janeiro.
- "O verdadeiro Carlos Gomes", 14 de julho de 1936.
- "A Música no Teatro de Antônio Jose da Silva", 9 de março 1958. (Suplemento Literário, p. 5 e 6)

O GLOBO, Rio de Janeiro.
- "Villa-lobos. Páginas de um diário que não existe!" 15 de março de 1972.

O IMPARCIAL, Rio de Janeiro.
- "Os Compositores e a Crítica Musical", 19 de dezembro de 1928.
- "O crítico e o Meio Musical Brasileiro" 21 de dezembro de 1928.
- "Um Concerto em Petrópolis" 29 de dezembro de 1928.
- "Magda", 04 de janeiro de 1929.
- "Castelo no Ar" (Previsões para a temporada lírica no Teatro Municipal), 06 de janeiro de 1929.
- "Malipiero", 09 de janeiro de 1929.
- "'Sette Canzoni' de Malipiero", 11 de janeiro de 1929.
- "Maurice Ravel" 13 de janeiro de 1929.
- "A Emoção no Palco" 16 de janeiro de 1929.
- "O Padre Jose Maurício" 17 de janeiro de 1929.
- "Mignone" 24 de janeiro de 1929.
- "A Orquestra do instituto" 25 de janeiro de 1929. (autor Luiz Horta, provável equívoco da redação).
- "O concerto de Maju Vital" 26 de janeiro de 1929. (sem autor, provável esquecimento da redação)
- "De que precisa a Música no Brasil?"
"Alfredo Fertin Vasconcellos", 20 de janeiro de 1929.
"Uma visita a Henrique Oswaldo" 30 de janeiro de 1929.
(série de entrevistas com personalidades da música. Apenas duas encontradas em bom estado. Outras 7 em péssimo estado de conservação).

JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro.
- "Um movimento polonês em Royaumont", 04 de dezembro de 1972. (não autorizado para cópia digital)

JORNAL DO COMERCIO, Rio de Janeiro.
- "José Maurício. Conferência realizada em 17 de dezembro de 1931, no Salão Essenfielder, fazendo parte da série promovida pela Associação Brasileira de Música", 29 de outubro de 1931.
- "Rodolfo Josetti e o culto de Beethoven", 7 de abril de 1946.
- "Alfredo Bevilacqua”. Conferência pronunciada na sessão solene da Congregação da Escola Nacional de Música, comemorativa do Centenário de seu nascimento", 26 janeiro 1947.
- "As Juventudes Musicais e a Juventude Mundial. A locução pronunciada pelo professor Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, representante da UNESCO, por ocasião do 8º Congresso da Federação Internacional das Juventudes Musicais realizado em Luxemburgo", 13 de fevereiro de 1957.
- "Teatros e Música: (carta enviada ao Diretor da Escola Nacional de Música, prof. Agmello França, a 15 de abril de 1942), 22 de abril de 1942.
- A influência de Debussy na América Latina, 17 de outubro de 1963.

A MANHÃ, Rio de Janeiro.
- "IARA”, Francisco Mignone, 9 de julho de 1944.
- "Abertura e Sinfonia", Camargo Guarnieri, 29 de julho de 1944
- "Condor-Odaléia", A. C. Gomes, 20 de agosto 1944.
- "Otium cum dignitate" (Nícia Silva,José Raimundo da Silva, João Nunes e Nicolino Milano aposentados da Escola Nacional de Música) 16 de setembro de 1944.
- "Os Três” (Gnattali, Camargo Guarnieri, Siqueira) 14 de outubro de 1944.
- "Carmen Vitis Adnet", 21 de outubro de 1944.
- "O Maestro Braga", 28 de outubro de 1944.
- "Lorenzo Fernandez", 11 de novembro de 1944.
- "O Melhor Diretor", 25 de novembro de 1944.
- "Schoenberg no Brasil", 9 de dezembro de 1944.
- "Carta sobre o Hino Nacional" 24 de dezembro de 1944.
- "Música das Américas", 13 de janeiro de 1945.
- "Mestre Paulo Silva", 27 de janeiro de 1945.
- "Falando em Carnaval", 10 de fevereiro de 1945.
- "Musicologia na Universidade", 24 de fevereiro de 1945.
- "Mario de Andrade e a Música", 11 de março 1945.
- "Fado e a Modinha", 22 de julho de 1945.
- "Educação Musical nos Estados Unidos", 12 de agosto de 1945.
- "Sumer is icumen in", 14 de outubro de 1945.

2) Fundação Biblioteca Nacional – setor de música

Correspondência ativa de Luiz Heitor:
Francisco Mignone, Porto Alegre, 14 de fevereiro de 1946.
Antônio Sá Pereira, Porto Alegre, 14 de fevereiro de 1946.
Andrade Muricy, Porto Alegre, 14 de fevereiro de 1946.
Vasco Mariz, Paris, 14 de outubro de 1948.
Brasílio Itiberê, Paris, 06 de junho de 1949.
Brasílio Itiberê, Paris, 16 de outubro de 1949.
Paulo Silva, Paris, 25 de agosto de 1953.
Silvio Salema, São Paulo, 22 de agosto de 1954.
Renato Almeida, Paris, 13 de agosto 1955.
Dulce M. Lamas, Paris, 15 de setembro de 1955.
Dulce M. Lamas, Paris, 29 de dezembro de 1955.
Brazilio Itiberê, Paris, 07 de Junho de 1956.
Vasco Mariz, Paris, 01 de outubro de 1963.
Dulce M. Lamas, Paris 31 de janeiro de 1965.
Dulce M. Lamas, Paris, 08 de março de 1965.
Dulce M. Lamas, Paris, 09 de março de 1965.
Dulce M. Lamas, Paris, 26 de março de 1965.
Dulce M. Lamas, Paris, 29 de março de 1965.
Dulce M. Lamas, Paris, 12 de abril de 1965.
Dulce M. Lamas, Paris, 19 de abril de 1965.
Dulce M. Lamas, Paris, 10 de novembro de 1966.
Andrade Muricy, Paris, 15 de maio 1967.
Vasco Mariz, Paris, 04 de dezembro 1968.
Andrade Muricy, Paris, 22 de outubro de 1970.
Helza Camêu, Paris, 17 de dezembro 1970.
Helza Camêu, Paris, 03 de dezembro 1970.
Guerra Peixe, Paris, 07 de julho de 1971.
Helza Camêu, Paris, 28 de janeiro de 1974.
Antonio A. Bispo, Paris, 09 de novembro de 1985.
Vasco Mariz, Paris, 07 de novembro de 1990.

3) Biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais - Acervo Curt Lange

- Correspondência ativa e passiva entre Luiz Heitor e Curt Lange.

4) Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ.

- Correspondência ativa e passiva entre Luiz Heitor e Dulce Lamas