Revista Brasileira de Música

 
Revista Brasileira de Música - A. Carlos Gomes

Revista Brasileira de Música - A. Carlos Gomes

Revista Brasileira de Música, folha 3, Ano 1936 - A. Carlos Gomes

Revista Brasileira de Música, folha 3, Ano 1936 - A. Carlos Gomes

Dando continuidade ao pensamento Luiz Heitor, destacamos dois periódicos diferenciados, que foram idealizados e dirigidos por ele, os quais supriram uma lacuna na categoria de periódicos científicos na área da música: o primeiro foi a "Revista da Associação Brasileira de Música", editada por três anos, e a "Revista Brasileira de Música", sob sua responsabilidade por oito anos, editada na Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil. Quanto a esse último periódico, cabe-nos uma análise sucinta sobre seu pioneirismo e sua contribuição contemporânea e para os futuros estudos musicológicos. A "Revista Brasileira de Música" teve um significativo destaque no meio musical do país, apoiada por verba também oriunda do orçamento da República, tinha à frente Luiz Heitor, responsável por todas as etapas de sua confecção e divulgação. Participaram, com trabalhos, co-partidários do ideal nacional de grande projeção musical, tais como: Mario de Andrade, Renato Almeida, Andrade Muricy, Sá Pereira, Curt Lange e Carleton Sprague Smith, além do próprio mentor do periódico, Luiz Heitor. De seu surgimento, em 1935, até a saída do musicólogo do editorial, em 1942, ocorreu um crescimento notável da Revista, resultando no seu reconhecimento internacional com citações em diversas bibliografias estrangeiras.

A Revista Brasileira de Música detém o privilégio de ser a primeira revista musical acadêmica do Brasil em atividade. Luiz Heitor teceu-lhe o seguinte comentário no seu livro Música e Músicos do Brasil (Azevedo, 1950:77-78):

Essa modesta revistazinha, criada pela Associação Brasileira de Música para não ficarmos privados, no Brasil, de uma revista especializada, o que seria verdadeiramente vexame para a nossa cultura musical, extinguiu-se para dar lugar a mais importante de todas as publicações do gênero tentadas no Brasil: a Revista Brasileira de Música, publicada pela Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil (...). Também aqui estamos diante de uma revista-livro, sem atrativos para o leitor superficial,...